"When a baby is born, so is a and the birth of a mother can be more intense than childbirth"

(Julia Jones)

Acompanhamento Pós-Parto

Mãe é conforto. Mãe é nutrição.
Mãe é almofada. Mãe é calor.
Mãe é analgésico. Mãe sabe tudo.
Mãe é multitasking.
Mãe é Mãe.
E a Mãe está exausta.

Da mesma forma que muitas pessoas têm a expectativa de um Pós-Parto cor de rosa, e cor de rosa é, outras quantas vivem e divulgam um pesadelo em tons bem sombrios.

Mitos e Exageros?

Para mim, são os dois válidos, depende da vivência de cada Mãe!

Sou a favor da verdade! Qual verdade? A tua!

E o teu Pós-Parto? Que paleta de cores tinha a tua expectativa e tem a tua realidade?

Acompanhamento Pós-Parto - Yes Mom You Can

Num mundo em que se prepara o Nascimento do Bebé, também é necessário falar e preparar a Família para o Pós-Parto.

O Pós-Parto não se nomeia apenas pela roupa do bebé à saída da maternidade, pelo “logo se vê” se vai mamar ou não, pelos kilos a menos da Mãe no regresso a casa e, muito menos, pelo formulário da Segurança Social que tem de ser preenchido.

Há muito mais no Puerpério. Puer…quê?! Puerpério! Fase densa, longa, cheia de novidades e desafios que chega no minuto seguinte ao “Nasceu!”

Partilho de uma convicção (ainda bem que não é só minha!) de que se cuidarmos das Mães, elas sabem o que é melhor para os seus bebés.

Frases como as seguintes, são bem-intencionadas. No entanto, deixam as Mães com mais uma tarefa encarregue:

E, se em vez disso, outras ações fossem feitas? tais como...

O que oiço frequentemente de quem apoia a Mãe é: “Mas Paula, eu tentei isso e não funcionou”. A minha resposta: “Tenta outra vez, e outra até funcionar!” ou “Conta comigo para tentarmos juntos um acompanhamento pós-parto, porque toda e qualquer Mãe merece o nosso empenho!”

O que as Mães precisam no Pós-Parto?

E porque as Mães têm Baby Brain, precisamos de…

  • Um pouco mais de tempo,
  • um pouco mais de tolerância,
  • um pouco mais de apoio incondicional,
  • um pouco mais de companhia nas madrugadas,
  • um pouco mais de compras do supermercado e de preferência nos primeiros dois anos e não só nos primeiros 30 dias. São as minhas sugestões!

Subsistem muitos cursos e blogs sobre preparação para o PARTO como se fosse uma Meta. Podemos ver como parte da Jornada? Ou na verdade, o Ponto de Partida para uma Maratona, e não um Sprint de 6 meses? O início do resto das nossas vidas.

Daí, dedicar-me tanto a este depois da “Meta”, ao acompanhamento pós-parto. É preciso dar água, é preciso nutrir, é preciso dar espaço, é preciso deixar sentir… e não só tirar fotos e aplaudir.

"When it comes to becoming a there is no back, there is only through”

(Heng Ou, The First Forty Days)

Como posso ajudar?

For Who?

Os serviços de Acompanhamento Pós-Parto do Yes Mom You Can é para Mães, Mães das Mães, Sogras das Mães, Irmãs das Mães, Companheirxs das Mães, Amigas das mães… Para a Village.

What?

Preparação do Plano de Pós-Parto

Existem muitos cursos, diversas conversas, inúmeros livros e infinitas listas para a Gravidez e o Parto.

Importantes e necessárias q.b. desde que não sejam foco de distração do fundamental. O Sentir.

E o Pós-Parto? Vamos prepará-lo quando estiver a acontecer? Sugiro que seja antes disso!

Quem vai fazer uma viagem, pensa nela. Escolhe com quem vai, traça alguns itinerários, tem contactos de emergência, gere expectativas, faz escolhas.

Se fizermos isso para o Pós-Parto dá-te a oportunidade de te focares no que pode ser imprevisível e dá-te disponibilidade para sentir, descansar, cuidar e desfrutar…  de ti, do teu bebé e do vosso entorno!

Curios@? Uma tour à tua, à vossa medida!

Acompanhamento Pós-Parto Contínuo e Personalizado

Os apoios e acompanhamento Pós-Parto mais conhecidos remetem para a recuperação física da Mãe e os cuidados com o bebé. Super importantes e válidos, no doubt.

Mas, e a nutrição emocional? E quando não conhecemos as desordens novas, não conseguimos sair para fazer ginástica ou levar o bebé à adaptação aquática?

Se quem está à tua volta, não está a conseguir chegar até ti, e tu própria não sabes como chegar aonde queres, conta comigo.

Proponho um acompanhamento pós-parto de 5 sessões. Eu sugiro temas fundamentais para 3 sessões e os outros 2 escolhes tu, vocês.

Assuntos pilares:

  • Preparar o 4º Trimestre (Plano de Pós Parto)
  • Autocuidado Contínuo
  • Comunicação empática


Assuntos à tua, à vossa escolha:

  • Nutrição da Mãe
  • Regresso ao trabalho
  • Sexualidade
  • A chegada do irmão mais novo
  • As emoções e suas funções
  • O meu novo corpo
  • Transição familiar
  • Como fortalecer a rede de apoio

Nota: as sessões presenciais do acompanhamento pós-parto têm o custo adicional da deslocação, mas trazem também outras vantagens de contacto assim como a possibilidade de outro tipo de apoio físico como auxílio nas compras, companhia a consultas médicas, babysitting a irmãos mais velhos, cozinhar, ou outro que esteja ao meu alcance.

Sessões Avulsas de acompanhamento Pós-Parto e Amamentação

Com conversas transparentes e empáticas estou disponível para falarmos sobre o que quiseres. Tens sugestões de temas no serviço anterior.
Um dos assuntos mais desafiantes e protagonistas do Pós-Parto é a Amamentação.

A minha experiência com a amamentação é empírica: amamentei os meus dois filhos, por opção e escolha informada. Foi uma experiência de muita resiliência, entrega e superação. Porque eu queria! No entanto, não me informei o suficiente, nem me preparei emocionalmente, e para mim… o menos gentil de tudo comigo mesma…não pedi ajuda!

Hoje, sei que existe esse apoio e que é fundamental recorrer a ele no momento certo. Fiz uma formação preciosa com a Cristina Pincho (IBCLC), para dar auxílio às Mães que levantam a bandeira do “alguém me pode ajudar com isto?”. Esta formação, associada à minha própria experiência, permite fazer algumas perguntas chave, proporcionar confiança, dar algumas dicas práticas, guiar-te para apoio especializado se, em conjunto, assim decidirmos. Acima de tudo, quero apoiar-te emocionalmente, no que for a tua escolha!

Os desafios mais frequentes são:

  • Subida do leite 
  • Dor a amamentar 
  • Dúvidas sobre produção de leite
  • Questões sobre a “qualidade” do leite
  • Bicos de silicone
  • Tempo na maminha
  • Tempo entre mamadas
  • Suplemento – Só agora ou para sempre?
  • Ganho ou perda de peso do bebé
  • Amamentação e o sono
  • Desmame consciente e respeitoso NOVO!
  • Regresso ao trabalho

Sim, não estás sozinha e acontece em outros lares! Mas xiuuu…não se conta a ninguém, é segredo sabe-se lá porquê!

Pede ajuda, aceita ajuda, aceita um acompanhamento pós-parto. Transforma esse momento difícil em algo positivo e enriquecedor, não fiques à espera que passe…

Parto Contado, Parto Ressignificado

O Parto é um momento único e uma experiência que não é, nem nunca será, um ato isolado na História de uma Mulher. Numa sociedade em que a empatia é urgente, frases como as seguintes direcionam dissimuladamente as mulheres para o silêncio, para a frustração, para a negação, para os sentimentos de culpa e fracasso:

  • “O que interessa é que estão os dois vivos”
  • “Ah tiveste sorte, o meu foi bem pior”
  • “Não tens o que reclamar, o teu filho é perfeitinho”
  • “É normal ter sido assim, mulher sofre mesmo”
  • “Mas tiveste um parto humanizado, na água, com doula e fotógrafo, e mesmo assim não estás contente?”

Fala, e conta e reconta o teu PARTO. As vezes que forem necessárias e sentires vontade de o fazer. Estou aqui para te ouvir!

Num espaço sem fundamentalismos, sem expectativas, sem julgamentos e com muita escuta, presença e validação.

Eu contei, partilhei e olhei para os meus partos quando o meu filho mais velho tinha 5 anos. Agora, estou disponível para ti, se quiseres revisitar esse lugar com alguém que te dê a mão.

Tenho aprendido é que o Parto é um momento-chave da Mulher. A forma como vives o parto reflete-se em várias áreas da tua vida, sem notares.

O empoderamento é transversal. A falta dele, também.

Se por alguma razão os valores sugeridos não te forem sustentáveis, envia-me um email ou subscreve a newsletter para ficares a saber de eventos em grupo gratuitos. Tudo se ajusta em Comunidade. O importante é teres o apoio e o acompanhamento pós-parto que mereces!

Sê a melhor versão de Mãe de ti própria!

Quem sou eu?

Paula Costa

Sou Mãe do despachado (prematuro) “L.” e da guerreira (repouso absoluto na gravidez) “L.”. Meus Mestres.

Conheço na pele uma depressão pós-parto e meia. [na segunda experiência já tinha outras ferramentas para não voltar a um lugar que já conhecia].

Trato por “tu” um burnout que tive quando completei dois anos de Maternidade & Carreira.

Hoje sou Doula de Pós-Parto certificada pela Rede Portuguesa de Doulas e Coach Materno certificada pelo Instituto TeApoio.

Paula Costa - Coach, Consultoria para Organizações, Maternidade e Carreira - Yes Mom You Can