11/10/2020

“Acolhimento das Mães no Regresso ao Trabalho” | História real

A “R.” é uma Mãe de Alta Performance. Tem uma carreira muito sólida e estável, e é uma referência de membro de qualquer equipa por onde passa.

No regresso ao Trabalho formal (sim porque existe muita vida, trabalho e importância nos meses de licença) , depois de uma licença de Maternidade alargada do seu segundo baby, em pleno Mundo Covid, a “R.” regressou em teletrabalho e recebeu em casa uma surpresa (um lindo ramo de flores) da sua equipa e da sua Team Leader.

Esta foi a reação da “R.”: ” Ehehe, foi uma linda surpresa! Não estava mesmo à espera! É verdade que tenho muita sorte por ter a “V.” como a minha Team Leader! (…) É verdade que estas coisas são um grande incentivo na reintegração, dá mais confiança. Eu lembro me que quando voltei da primeira licença, logo no primeiro dia só me apetecia fugir dali mais longe possível: não houve nenhum acolhimento nem por parte dos meus colegas, nem por parte dos chefes, a reação deles foi como se eu tivesse voltado depois de uma semana de férias. (…) Lembro-me que fiquei tão triste depois do primeiro dia, só me apetecia chorar, não senti que estava bem-vinda lá. E estas pequenas coisas como flores, ou um bolo, ou um abraço ( cocó do covid pah!) fazem a diferença!”

E sabem que mais? A “V.” a Team Leader, tem uma história de Maternidade & Carreira de grandes desafios e conquistas. Pelos simples dos mortais, ela poderia ter replicado o que fizeram com ela também ( nada bonito… e até ilegal) mas não, é uma Mãe e um Ser Humano de Alta Performance que traz a diferença para a sua liderança, para a sua equipa.

Não, não são só flores! As flores são um símbolo de atenção, de cuidado, de comunicação, de acolhimento que eu SEI que existe entre esta colaboradora, chefia e empresa. Se são tudo Rosas? Não, não são, as Rosas mesmo sendo Rosas têm espinhos. Há várias coisas ainda a serem limadas, como as instalações do “Cantinho da Amamentação” no edifício, e há sempre espaço para melhorias… mas partimos de um lugar de diálogo, de empenho e compromisso. E isso, isso é OURO!

Obrigada por existirem, e darem incentivo a outras Mães e Empresas a replicar esse caminho!

p.s Se achas que conheces a R. e a V., fico contente porque tens bons exemplos na tua “Village”! No entanto, se não conheces e a tua história foi bem diferente, conta-me! Partilha comigo e quem sabe eu consigo ajudar-te a fazer diferente na tua empresa, com as tuas ações, se não for para ti que seja para quem vem a seguir!

Share on facebook
Partilha no Facebook
Share on twitter
Partilha no Twitter
Share on linkedin
Partilha no LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *